A importância do uniforme para pedalar!

A importância do uniforme para pedalar!

Muito se engana que para ter um pedal de qualidade necessita apenas de uma bicicleta, muitas vezes o despreparo para um pedal mais longo acaba interferindo na nossa experiência e até desanima os novos entusiastas do esporte. Tão importante quanto a bike que você pedala e o capacete que te protege, as roupas especifícas para a pratica do esporte tem uma função importantíssima para que a sua experiência ao pedalar seja completa, segura e mais prazerosa.

Todas as peças são importantes e necessárias, então vamos listar cada uma e contar a sua função.

Bermuda: As bermudas de ciclismo são feitas com material leve, resistente e que não acumula o suor. O tipo ”grudado” garante maior facilidade para pedalar e não agarrar no selim, além disso, a principal diferença de uma boa bermuda de ciclismo é o seu forro acolchoado, que serve para aliviar a pressão do seu peso na região apoiada em cima do selim, além de evitar assaduras.

 

Camiseta: As camisetas compartilham do padrão colado das bermudas, melhorando a aerodinâmica e fazendo você ganhar mais velocidade, além disso, elas são feitas em malha que não encharca de suor e mantém a temperatura do seu corpo, além de possuirem cortes em áreas estratégicas que permitem a entrada de ar, bolsos e faixas refletivas são um ”plus” que reforçam a segurança no pedal.

 

Jaquetas: As jaquetas são dividas em tres grupos, cada um com a sua particularidade e função, sendo elas:
Jaqueta para frio: Feita em material mais pesado e grosso, ela impede que o vento atravesse a roupa e esfrie seu corpo.
Jaqueta corta vendo: Esse modelo contrário da anterior não mantém o corpo aquecido, porém, impede que o vento ultrapasse o corpo, é feita em material leve e compactável.
Jaqueta Capa de Chuva: Jaqueta impermeável indicada para dias chuvosos, ela esquenta o corpo por ser vedade e protege da água.

 

Meias: As meias para ciclismo são confeccionadas em um material próprio para o esporte, possuem um tecido resiste que não acumula suor e dificilmente vai acontecer de escorregar na sapatilha.

Luvas: As luvas são extrememanete importantes para o seu pedal, independente da distância que será percorrida, ela protege a palma da nossa mão que é instivamente o nosso ”apoio” durante uma queda, além de absorver as vibrações, proteger de possíveis calos, bolhas e ferimentos.

Óculos: Recentemente fizemos um post sobre a importância do óculos no pedal, da uma passada lá e saia expert no assunto: http://bikernerd.com.br/dicas/oculos-de-ciclismo-muito-alem-do-estilo/

Sapatilhas: São fabricadas em materiais resistentes e com sistema para uso com pedal de encaixe, Tanto em subidas (puxada) quanto na descida (chute) a força usada é transferida para a roda com mais eficiência. Ainda não sabe qual sapatilha escolher? Da uma conferida nesse post http://bikernerd.com.br/dicas/qual-sapatilha-voce-deve-escolher/

Compartilhar esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *