Óculos de ciclismo, muito além do estilo.

Óculos de ciclismo, muito além do estilo.

Por quê usar óculos de sol durante o pedal? Este item muitas vezes esquecido é de extrema importância para a segurança do ciclista, independente da distância ou tipo de terreno. Poeira, insetos e detritos da estrada são extremamente comuns e perigosos quando atingem os nossos olhos, orgão extremamente sensível e vulnerável durante o pedal, usar um bom óculos para ciclismo é uma ótima forma de evitar acidentes. Além de ser a forma mais prática de se proteger contra a luminosidade, filtrando os raios UV. que por muitas vezes, acabam atrapalhando o pedal.

Evite também usar aquele óculos de sol comum, que você usa ocasionalmente já que ele não foi desenvolvido para a pratica de esportes, logo possui lentes inapropriadas e compostos como metal que podem causar ferimentos graves caso ocorra um acidente.

Após todas essas informações sobre a importância de utilizar óculos durante o pedal, surge a duvida ”Como escolher um óculos para ciclismo?”

Assim como os óculos casuais, os de ciclismo possuem uma infinidade de estilos e modelos diferentes, cada um com sua especificação. Em sua maior parte, os óculos são projetados para que fique justo ao rosto, e a lente cobre uma parcela considerável dos olhos, protegendo de sujeira, detritos e afins que já foram citados anteriormente, além de oferecer um campo de visão amplo. Visuais mais agressivos são projetados para melhorar a aerodinamica.

Outro motivo para se utilizar um óculos especifíco de ciclismo é a ventilação, diferente dos óculos comuns, além de proporcionar mais conforto o design é criado para evitar que a lente embace fácilmente.

Importante ressaltar que cada tipo de lente tem uma função especifíca, sendo elas:

Escuro, cinza ou esfumaçado – As cores de lente mais comuns. Elas bloqueiam a luz, mas não alteram as cores que você percebe.

Marrom ou cobre – Uma boa opção para todos os fins. A cor aumenta o contraste, de modo que as superfícies da estrada e da trilha aparecem melhor.

Lentes claras – Úteis para dias nublados e para passeios noturnos.

Laranja ou amarelo – São perfeitas para condições de baixa iluminação, pois a cor da lente aumenta o contraste, facilitando a detecção de depressões, depressões e saliências.

Fotocromáticas – Essas lentes se adaptam às condições de luz, mudando entre a luz e a escuridão. Ótimo para condições mutáveis, menos favorável para ambientes como florestas ensolaradas, já que as lentes podem não mudar rápido o suficiente.

Revestimento espelhada – Isso reduz o brilho da luz que brilha através da lente, fazendo com que estes escolham em dias realmente brilhantes e brilhantes.

Polarização – As lentes polarizadas cortam o brilho e a reflexão, por exemplo, da luz do sol refletida em uma superfície molhada da estrada.

Resultado de imagem para lentes coloridas oculos ciclismo

E por ultimo e não menos importante, sempre utilize óculos originais. Os óculos de sol para ciclismo originais são compostos por

materiais apropriados e são projetados para em caso de quedas ou acidentes se partirem em pontos especificos, evitando assim cortes mais graves no rosto e na região dos olhos. Além de filtrar os raios UV (UVA e UVB)  (Foto do ciclista Jamie Maidment acidentado com seu óculos Jawbreaker réplica)

Compartilhar esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *